Obama se reunirá com Cameron, Hollande e Poroshenko em viagem à Europa

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2014 19h35
  • BlueSky

Washington, 30 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá na próxima semana durante sua viagem à Europa com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; o presidente da França, François Hollande, e o rei da Bélgica, Felipe, além de com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Por outro lado, Obama não tem “nenhum plano” de reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin, com quem coincidirá durante sua visita na sexta-feira a Normandia (França) para comemorar o 70º aniversário do desembarque aliado na Segunda Guerra Mundial, disse aos jornalistas Ben Rhodes, um importante assessor da Casa Branca.

A reunião com Cameron vai acontecer na tarde da quinta-feira em Bruxelas, uma vez concluída a cúpula do Grupo dos Sete (Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Canadá e Japão) que será realizada nessa cidade sem a presença da Rússia devido às tensões relacionadas com a crise em Ucrânia.

Depois do encontro, Obama viajará para Paris, onde terá um jantar de trabalho privado com Hollande, segundo explicou Rhodes, que exerce o cargo de assessor adjunto para segurança nacional do presidente americano.

O chefe de Estado francês também deve encontrar Putin na noite da quinta-feira, mas Rhodes ressaltou que a reunião de Hollande com Obama será independente e que os três líderes não compartilharão um encontro.

Já a reunião com o rei da Bélgica, que chegou ao trono em julho passado, vai acontecer no Palácio Real na quarta-feira, logo após Obama aterrissar em Bruxelas procedente da Polônia.

Antes de viajar para Bélgica, Obama se reunirá com Poroshenko em Varsóvia, como já anteciparam na quinta-feira fontes da Casa Branca.

“Admiramos o compromisso que Poroshenko demonstrou para fomentar o diálogo e reduzir as tensões (na Ucrânia)”, ressaltou Rhodes.

Obama iniciará na próxima segunda-feira a viagem que tem o objetivo de estreitar os laços de cooperação diplomática, defensiva e energética com a Europa em um momento de tensão com a Rússia pela crise na Ucrânia.

Nela são esperados dois discursos de Obama, um em Varsóvia por ocasião do 25º aniversário das primeiras eleições democráticas polonesas após a etapa comunista; e outro na Normandia como parte do aniversário da destacada data na Segunda Guerra Mundial. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.