Obama será o primeiro presidente dos EUA a fazer discurso na União Africana
Adis-Abeba, 28 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será o primeiro líder americano em exercício a discursar na União Africana (UA), um pronunciamento marcado para ocorrer nesta terça-feira na sala Nelson Mandela.
Com o ato, Obama encerrará sua quarta viagem pela África, que nesta ocasião o levou ao Quênia, terra onde seu pai nasceu, e à Etiópia. Nenhum dos dois países tinha sido visitado antes por um presidente americano em exercício.
Antes do discurso, que terá grande carga simbólica por Obama ser o primeiro líder americano de origem africana, ele se reunirá com representantes da sociedade civil da Etiópia. Depois, se encontra com o presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma.
Durante a visita à Etiópia, Obama conversou com os líderes do Quênia, Uganda e Sudão para tratar da crise do Sudão do Sul e da atuação do grupo jihadista Al Shabab, da Somália, que mantém o país em estado de guerra e ameaça também o Quênia.
O presidente americano descartou o envio de tropas à Somália, afirmando que os soldados africanos têm capacidade suficiente de combater a organização terrorista com o apoio dos EUA.
Sobre o Sudão do Sul, os líderes concordaram em presidente o presidente Salva Kiir e o comandante rebelde, Riek Manchar, para assinarem um acordo de paz antes do dia 17 de agosto, limite estabelecido pelos representantes do bloco regional. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.