Obama será o primeiro presidente dos EUA a fazer discurso na União Africana

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 07h36
  • BlueSky

Adis-Abeba, 28 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será o primeiro líder americano em exercício a discursar na União Africana (UA), um pronunciamento marcado para ocorrer nesta terça-feira na sala Nelson Mandela.

Com o ato, Obama encerrará sua quarta viagem pela África, que nesta ocasião o levou ao Quênia, terra onde seu pai nasceu, e à Etiópia. Nenhum dos dois países tinha sido visitado antes por um presidente americano em exercício.

Antes do discurso, que terá grande carga simbólica por Obama ser o primeiro líder americano de origem africana, ele se reunirá com representantes da sociedade civil da Etiópia. Depois, se encontra com o presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma.

Durante a visita à Etiópia, Obama conversou com os líderes do Quênia, Uganda e Sudão para tratar da crise do Sudão do Sul e da atuação do grupo jihadista Al Shabab, da Somália, que mantém o país em estado de guerra e ameaça também o Quênia.

O presidente americano descartou o envio de tropas à Somália, afirmando que os soldados africanos têm capacidade suficiente de combater a organização terrorista com o apoio dos EUA.

Sobre o Sudão do Sul, os líderes concordaram em presidente o presidente Salva Kiir e o comandante rebelde, Riek Manchar, para assinarem um acordo de paz antes do dia 17 de agosto, limite estabelecido pelos representantes do bloco regional. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.