Obama terá encontro com primeiro-ministro do Iraque durante Cúpula do G7

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 15h45
EFE/George Frey Presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará um encontro bilateral com o primeiro-ministro do Iraque, Haider Al Abadi, durante a Cúpula do G7, que começará domingo no sul da Alemanha, antecipou a Casa Branca nesta quarta-feira.

O assessor adjunto de Segurança Nacional de Obama, Ben Rhodes, explicou em uma conferência telefônica que o propósito da reunião é falar com Abadi sobre “como está a situação” no Iraque, onde os jihadistas do Estado Islâmico (EI) conquistaram recentemente a província de Al-Anbar e sua capital, Ramadi.

Esses avanços jihadistas geraram dúvidas sobre a estratégia de Obama de combater ao EI, embora a Casa Branca tenha insistido que o presidente descarta enviar tropas ao Iraque para lutar contra o grupo extremista.

Na semana passada, Obama disse que os Estados Unidos e seus aliados devem reavaliar se estão “desdobrando e organizando de forma eficaz” seu pessoal militar no Iraque para ajudar o governo desse país na luta contra o EI.

Da reunião entre Obama e o primeiro-ministro iraquiano na Alemanha não se esperam “anúncios” sobre uma nova ajuda a esse país, porque o que os Estados Unidos estão fazendo agora é “revisar” a forma como de apoio às forças de segurança locais, esclareceu Rhodes.

Em uma cúpula realizada em Paris, Abadi recebeu esta semana o apoio da coalizão internacional contra o EI liderada pelos EUA ao plano político e militar com que pretende combater esse grupo terrorista e recuperar a província de Al-Anbar.

Os ministros das Relações Exteriores e altos cargos da coalizão que participaram da cúpula consideraram que, apesar de derrotas pontuais em cidades como Ramadi e Palmira (na Síria), a situação melhorou nos dois países, e a determinação contra o grupo jihadista continua sendo “total”.

O subsecretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, qualificou de “enormes” as perdas do EI e estimou em 10 mil o número de mortos nos últimos nove meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.