Obama: “todos os ucranianos devem ter voz e voto no futuro de seu país”

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 02h57

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que todos os ucranianos devem ter voz e voto no futuro de seu país, horas depois da renúncia da equipe de governo do presidente ucraniano, Viktor Yanukovich.

“Na Ucrânia, defendemos o princípio de que todo cidadão tem direito a se expressar livre e pacificamente e a ter voz e voto no futuro do país”, disse Obama em uma breve menção ao país europeu durante seu discurso do Estado da União no Congresso americano.

A oposição ucraniana conquistou nesta terça-feira uma vitória crucial ao conseguir que duas de suas principais reivindicações fossem atendidas: a renúncia da equipe de governo de Yanukovich e a revogação na Rada Suprema (Parlamento) das leis antidemocráticas que limitavam as liberdades fundamentais.

O vice-presidente americano, Joseph Biden, telefonou nesta terça-feira para Yanukovich para pedir que atendesse as exigências dos manifestantes, trabalhasse com a oposição e abrisse o caminho para “um novo governo que apresente uma unidade política”, informou a Casa Branca.

A Presidência americana considerou que o governo da Ucrânia, que motivou os protestos no final de novembro do ano passado por sua oposição a um acordo de associação com a União Europeia e em favor de uma maior proximidade com a Rússia, deve aprovar uma “lei de anistia”.

Em seu discurso, Obama afirmou, além disso, que a aliança entre os Estados Unidos e a Europa “continua sendo a mais forte que o mundo já conheceu”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.