Obama visita Congresso para pedir aos democratas apoio à lei sobre comércio

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 12h23
  • BlueSky

Washington, 12 jun (EFE).- O presidente de EUA, Barack Obama, visitou nesta sexta-feira de surpresa o Congresso para tentar convencer os legisladores democratas da Câmara baixa a votarem a favor de um projeto de lei crucial para ele e cujo objetivo é acelerar o fechamento de acordos comerciais internacionais.

Essa legislação, conhecida como “via rápida”, será votada hoje na Câmara dos Representantes após ter sido aprovada no Senado. Porém, os congressistas do partido de Obama, o Democrata, são os que têm mais objeções sobre o texto.

Obama está reunido a portas fechadas no Capitólio com os democratas da Câmara baixa para pedir apoio à legislação.

Segundo a Casa Branca, o líder chegou ao Capitólio pouco depois das 9h30 local (10h30, em Brasília) para dialogar com membros da bancada democrata sobre “sua agenda comercial”.

Na quinta-feira, o presidente assistiu à partida de beisebol que é realizada anualmente em Washington com membros de ambos partidos no Congresso, também com o objetivo de dialogar com legisladores, de modo mais informal, sobre a importância de aprovar a chamada “via rápida”.

Além disso, altos funcionários da Casa Branca, entre eles o chefe de gabinete de Obama, Denis McDonough, passaram a quinta-feira no Capitólio pressionando os democratas.

Vários democratas consideram que o conteúdo da legislação não garante que os acordos comerciais internacionais que serão alcançados contem com proteções suficientes para os trabalhadores dos EUA

Esses legisladores também dizem que os tratados podem provocar uma queda dos salários dos empregados americanos e, inclusive, a perda de seus postos de trabalho.

Se a “via rápida” for aprovada, seriam acelerados os processos de negociação dos tratados internacionais como o Acordo de Associação Transpacífico (TPP), uma das prioridades de Obama, restringindo a capacidade dos legisladores para opinar e emendar seus conteúdos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.