Obra de ligação do Cantareira com bacia do Paraíba do Sul ficará pronta em 18 meses

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2014 08h50

Índice que mede o volume de água no Sistema Cantareira registrou novo recorde negativo nesta segunda-feira (17) Luis Moura/Folhapress Sistema Cantareira opera com apenas 15% da capacidade total

A obra de ligação do sistema Cantareira com a bacia do Paraíba do Sul vai ficar pronta em 18 meses. O processo começa com a viabilização do projeto, licenças ambientais e licitação.  

O governador de São Paulo afirmou que a construção é imprescindível para a segurança hídrica no estado. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, Geraldo Alckmin salientou que essa conexão minimiza riscos de futuras crises de abastecimento.

A proposta já foi apresentada para a presidente da República Dilma Rousseff e agora depende do aval da Agência Nacional de Águas.

O diretor de tecnologia da Sabesp João Paulo Papa destacou que a medida trará mais segurança a quem opera e àqueles que dependem do sistema.  

*Ouça os detalhes no áudio

O sistema terá um conjunto de dutos com 15 quilômetros de extensão entre as represas do Atibainha, no Sistema Cantareira, e de Jaguari, em Igaratá.

O professor de recursos hídricos da USP Júlio Cerqueira César Neto considera a alternativa interessante, mas fez ponderações. Neto evitou comentários sobre o prazo de construção da obra, que o estado estimou em 18 meses.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, lamentou a má qualidade dos rios de São Paulo. Ele considera o uso do rio Paraíba do Sul uma saída provisória.

Nesta quarta-feira, o nível das águas no Sistema Cantareira chegou a 14,7%, na pior crise desde a seca de 1953. Um trecho da obra deve contar com um túnel de aproximadamente sete quilômetros de extensão.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.