OCDE rebaixa para 0,3% previsão de crescimento do Brasil em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 25/11/2014 11h08

Paris, 25 nov (EFE).- A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) rebaixou nesta terça-feira de 1,8% para 0,3% baixo sua projeção de crescimento da economia brasileira para este ano, segundo relatório semestral da instituição divulgado nesta terça-feira.

Em 2015, a previsão de crescimento caiu de 2,2% para 1,5%. Segundo a OCDE, somente em 2016, quando se expandirá 2%, o Brasil se aproximará de seu potencial de crescimento.

A OCDE, que dedica um capítulo de seu relatório ao Brasil, assim como a outras grandes economias emergentes, afirmou que a alta do PIB será modesta devido à pequena margem para políticas monetárias e fiscais.

Além disso, uma demanda externa frágil, baixos níveis de investimento e os “gargalos” de infraestrutura irão prejudicar o crescimento.

A organização também ressaltou que a deterioração das trocas comerciais e o arrefecimento na expansão do crédito estão pesando negativamente sobre o consumo e o investimento, e que apesar da conjuntura econômica pouco propícia, as pressões inflacionárias são fortes.

Os autores do estudo calculam que a inflação subirá neste ano para 6,5% em 2014, e descerá até 5,4% em 2015 e 5,1% em 2016.

Nesse contexto, a OCDE acredita que será preciso praticar uma política monetária restritiva no próximo ano, apesar da fraqueza da atividade econômica.

A OCDE alertou também para uma piora das condições fiscais, que propiciaram um aumento da dívida pública, até 60% do PIB atualmente.

Por isso, a organização aconselha um endurecimento da política fiscal, o que relaxaria as tensões inflacionárias, e aposta no corte de algumas despesas “cujos efeitos sobre o crescimento não são claros”.

A organização afirmou que o déficit por conta corrente já não está mais está coberto pelo fluxo de investimentos do exterior, e que a economia brasileira mais dependente do mercado interno e, portanto, mais vulnerável a um possível retorno de turbulências no mercado de capitais.

No entanto, especificou que as reservas em moeda estrangeira poderiam atuar como uma defesa.

Segundo a OCDE, melhorar o clima de negócios subiria “significativamente” o potencial de crescimento do Brasil e poderia ter efeitos imediatos sobre a confiança dos investidores.

A economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, disse ainda que resolver a incerteza política do país seria benéfico para a economia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.