Ofensiva no leste da Ucrânia é eficaz e dá frutos, diz chefe do Parlamento
Kiev, 2 jul (EFE).- O presidente da Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia, Alexander Turchinov, declarou nesta quarta-feira que a ofensiva das forças ucranianas contra as milícias pró-russas no leste do país é eficaz e “dá frutos”.
“As Forças Armadas e a Guarda Nacional continuam sua ativa ofensiva contra os terroristas e criminosos. As ações de nossos militares são suficientemente eficazes e dão frutos”, disse Turchinov ao inaugurar a sessão plenária do Legislativo.
O presidente da Rada, no entanto, não ofereceu detalhes sobre o andamento dessa “operação antiterrorista”, como o governo denomina as ações militares contra os separatistas pró-russos.
“Estou convencido que, graças às ações de nossas Forças Armadas e de nossa Guarda Nacional, limparemos de terroristas e libertaremos de invasores o leste de nossa Ucrânia”, ressaltou.
Ontem, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, deu por encerrado o cessar-fogo que regia desde no último dia 20 e retomou a ofensiva militar contra vários enclaves controlados pelos separatistas pró-russos no leste do país.
“Uma extraordinária oportunidade para dar vida ao plano de paz foi desperdiçada”, disse o líder ucraniano em mensagem à nação.
Poroshenko justificou sua decisão com base nas “ações criminosas” dos separatistas pró-russos, que, segundo ele, declararam “publicamente sua vontade de não cumprir o plano de paz, em geral, e o cessar-fogo, em particular”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.