Ofertas de dívida e ações no Brasil têm menor patamar desde 2010, diz Anbima

  • Por Reuters
  • 08/07/2015 12h14
Marcos Santos/ Usp Imagens Dinheiro e finanças

As ofertas de dívida e ações no Brasil caíram para seu menor patamar no primeiro semestre desde 2010, com aumento dos custos de financiamento, fraqueza econômica e turbulências políticas mantendo potenciais investidores hesitantes, disse a associação que representa a indústria Anbima nesta quarta-feira.

As ofertas domésticas de ações e dívida totalizaram 56,45 bilhões de reais de janeiro a junho, ante 81,12 bilhões de reais um ano antes, disse a Anbima, grupo que representa os bancos de investimento no Brasil, em relatório.

Nos mercados globais, as ofertas de dívida por companhias brasileiras caíram cerca de 82%, para 7,58 bilhões de dólares. O valor é o menor desde ao menos 2009, disse a Anbima.

Investidores esperam que as taxas de juros encerrem 2015 no maior patamar em nove anos, enquanto o Banco Central tenta conter a inflação que em 12 meses está em quase o dobro do centro da meta.

O escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras está gerando preocupações sobre a habilidade do governo federal de reduzir os gastos e atenuar o impacto de uma provável recessão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.