Olimpíadas: prefeitura avança na ampliação da ligação São Conrado Barra

  • Por Agência Brasil
  • 14/06/2015 18h50
Praia de São Conrado - Rio de Janeiro - RJ Agência Brasil São Conrado

A prefeitura do Rio promoveu, na manhã de hoje (14), a última detonação das escavações do Túnel de São Conrado, que faz parte das obras de ampliação do Elevado do Joá, principal via de ligação entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, onde está sendo construída a Vila Olímpica.

O prefeito Eduardo Paes participou do ato, que tem como objetivo a melhoria do escoamento de veículos entre as zonas sul e oeste da cidade, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016 que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro no próximo ano.

A nova via envolve, ainda, a criação do novo Túnel do Joá, que contará com a construção de pontes, elevados e viadutos. Com sua capacidade ampliada, a Estrada do Joá deverá ser inaugurada ainda do primeiro do próximo ano, em tempo de permitir maior rapidez nos deslocamentos de comitivas, dirigentes e atletas de várias nacionalidade, que estarão no Rio para participar dos jogos, e que irão para a Vila Olímpica.

Paralelamente à estrada, está sendo construída uma nova ciclovia, que aumentará a malha já existente. Acompanhado de assessores, o prefeito Eduardo Paes falou da importância da obra. “Além da bela vista que estará sendo oferecida aos usuários, a obra vai melhorar significativamente o fluxo de veículos entre São Conrado e a Barra da Tijuca”, disse.

Paes ressaltou o fato de que os benefícios da ampliação da via de ligação entre as zonas sul e oeste   vão além do tempo de duração dos Jogos Olímpicos. A ampliação, ao beneficiar milhares de pessoas que por ali trafegam todos os dias de ônibus será deixada como um dos legados do evento para a cidade.

Ainda hoje deverão ocorrer mais duas detonações para a conclusão dos trabalhos de abertura do Túnel do Joá, o segundo a ser construído ainda no âmbito de ampliação do elevado. A prefeitura está investindo cerca de R$ 458 milhões na obra, que, segundo previsão da própria prefeitura, vai ampliar a capacidade do trânsito em cerca de 35%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.