OLP dá as boas-vindas ao primeiro acordo assinado entre Palestina e Vaticano

  • Por Agencia EFE
  • 28/06/2015 14h06

Jerusalém, 28 jun (EFE).- A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) expressou neste domingo sua satisfação pelo primeiro acordo assinado entre o Vaticano e Palestina, que representa uma amostra de apoio e reconhecimento a este povo.

Em comunicado publicado hoje, a OLP classificou de “histórico” o tratado assinado “entre a Santa Sé e o Estado da Palestina” na sexta-feira no Vaticano.

Este gesto “ressalta o papel integral da Igreja na Palestina e reafirma a posição histórica do Vaticano de apoio à consolidação dos direitos nacionais do povo palestino através do reconhecimento do Estado palestino sobre as fronteiras de 1967”, afirmou a organização.

O acordo trata de aspectos essenciais da atividade e funcionamento da Igreja Católica em território palestino, onde, assinalou a OLP, os cristãos não são percebidos como minoria, “mas como parte importante e integral do povo”.

O tratado é considerado uma amostra de apoio do Vaticano à solução de dois Estados e pretende ajudar no reconhecimento de uma Palestina independente, além de dar seguimento ao Acordo de Base assinado em 15 de fevereiro de 2000.

“Esperamos que este acordo sirva como exemplo para o resto da região”, manifestou a OLP.

Também o Ministério palestino das Relações Exteriores louvou o caráter “histórico” do pacto, que “pela primeira vez inclui o reconhecimento oficial da Santa Sé da Palestina como um Estado” e representa “o reconhecimento do direito do povo da Palestina à autodeterminação, liberdade e dignidade em um Estado, livre dos impedimentos da ocupação”.

A parte israelense “lamentou” a decisão e assegurou que este passo “prejudica a perspectiva de avançar em um acordo de paz e danifica o esforço internacional para convencer a Autoridade Palestina a retornar a negociações diretas com Israel”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.