OMC declara ilegais tarifas chineses para tubos de aço da UE e do Japão
Bruxelas, 13 fev (EFE).- A Organização Mundial do Comércio (OMC) declarou nesta sexta-feira ilegais o “antidumping” que a China impõe às importações de tubos de aço inoxidável de alto rendimento produzidos na União Europeia (UE) e no Japão, informou a Comissão Europeia (CE).
O painel da OMC encarregado da disputa entre UE e Japão com a China informou que considera essas tarifas incompatíveis com suas normas, impostas por Pequim em 2012.
“No comércio internacional todos temos que jogar segundo as regras”, indicou a curadora europeia de Comércio, Cecilia Malmström, que celebrou a decisão e mostrou sua confiança em de que a China “reagirá a esta sentença imediatamente e restaurará as condições de comércio justo para os produtores da UE”.
A OMC considerou que as medidas chinesas “não respeitam completamente os métodos prescritos pela organização para calcular as margens de dumping”.
E assinalou que China não conseguiu justificar que os tubos importados da UE causassem danos a sua indústria nacional, e que o procedimento “antidumping” tinha falhas em termos de “procedimento e transparência”.
As autoridades chinesas tem 60 dias para recorrer.
Os tubos de aço de alto rendimento são utilizados essencialmente em aquecedores e superaquecedores de caldeiras supercríticas e ultra-supercríticas de centrais elétricas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.