OMS confirma quase 9 mil infectados por ebola
Genebra, 15 out (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quarta-feira que 8.997 pessoas foram contaminadas pelo vírus do ebola em sete países, a imensa maioria em Libéria, Serra Leoa e Guiné.
O número de mortos subiu para 4.493 segundo o último relatório sobre a situação da epidemia do ebola.
Esta apuração não contém dados do dia 12 na Libéria, o que reflete as grandes dificuldades para coletar dados epidemiológicos no país, indicou a organização.
Segundo a OMS, tudo indica que a situação nos três países onde se concentra a epidemia continua a se deteriorar, “com uma transmissão ampla e persistente do vírus”.
O relatório assinalou que esse aumento se deve em boa medida aos novos casos confirmados e suspeitos em Conacri, capital da Guiné, e no distrito vizinho de Coyah; enquanto na Monróvia, capital liberiana, os problemas com a coleta de informação tornam difícil tirar uma conclusão clara.
“Parece havido uma queda genuína de casos no distrito de Lofa – um dos focos mais fortes desta epidemia, mas é necessário um esforço organizado para manter esta tendência e traduzi-la na eliminação do vírus nessa área”, assinalou a OMS.
Sobre a situação em Serra Leoa, afimou que “a transmissão continua intensa na capital, Freetown, e nos distritos limítrofes”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.