OMS confirma que o ébola chegou à capital de Guiné

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2014 20h23

Genebra, 27 mar (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quinta-feira que a febre hemorrágica ébola chegou a Conacri, capital da Guiné, onde acontece um surto desta perigosa doença, com 103 casos e 66 mortos.

Os casos tinham sido registrados há pouco tempo na região do sudeste do país, próxima à fronteira com Libéria e Serra Leoa.

O Ministério da Saúde guineano comunicou hoje à OMS que testes de laboratório confirmaram quatro casos em Conacri, enquanto uma quinta pessoa suspeita de ter contraído o vírus morreu.

“Estão sendo realizadas investigações intensivas para identificar a fonte e a rota da infecção destes pacientes, e para saber as viagens que realizaram antes de chegar a Conacri”, informou a OMS em comunicado de sua sede em Genebra.

Adicionalmente, hoje foram registrados 15 casos suspeitos adicionais, cinco deles na capital.

O ébola é uma doença altamente contagiosa e para a qual não existe vacina nem tratamento eficaz.

Cinco das mortes reportadas até agora correspondem a trabalhadores de hospitais.

A OMS reiterou hoje que não considera, por enquanto, recomendar nenhuma restrição de comércio ou de viagem a Guiné, Libéria ou Serra Leoa, estes dois últimos, países que também reportaram casos suspeitos sobre os quais se espera o resultado de provas clínicas.

A taxa de mortalidade no surto na Guiné é de 64% e, embora haja infectados em todos os grupos de idade, a maioria está entre os 15 e 59 anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.