OMS confirma que quase 10 mil pessoas se infectaram com vírus do ebola

  • Por Agencia EFE
  • 22/10/2014 16h38
  • BlueSky

Genebra, 22 out (EFE). – A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira que 9.936 pessoas se infectaram com o vírus do ebola, praticamente todas na África Ocidental.

Os mortos pela maior e mais extensa epidemia de ebola desde que a doença foi descoberta, há quatro décadas, totalizam 4.877 pessoas, indicou a instituição em sua sede em Genebra.

Nigéria e Senegal foram declarados nos últimos dias livres do vírus, após ter transcorrido 42 dias (o dobro do tempo de incubação máximo, estabelecido em 21 dias) sem que nenhuma das pessoas que podiam ter se contagiado mostrasse sintomas da doença.

Mais da metade dos casos seguem se concentrando na Libéria, onde há 4.665 doentes, enquanto em Serra Leoa foram contabilizados 3.706 e 1.540 em Guiné, que foi onde se originou a epidemia.

Em termos de letalidade, a Libéria também está na frente, com 2.705 mortes, seguida de Serra Leoa, com 1.259, e Guiné com 904, conforme a apuração da OMS concluída há exatamente três dias, no último domingo.

O último relatório sobre a situação do ebola indica que todos os distritos de Serra Leoa reportaram, pelo menos, um caso do vírus. Na Libéria foram todos, exceto um. Já em Guiné a transmissão se mantém baixa, embora os especialistas considerem que o número de casos continua sendo muito alto em termos absolutos.

Fora da África, Espanha e Estados Unidos são os únicos países onde se detectaram casos de transmissão, embora localizada.

A OMS indicou que a Espanha será declarada livre do vírus do ebola uma vez que tenham transcorrido 42 dias desde ontem, quando a auxiliar de enfermagem que contraiu a doença atendendo a um paciente der negativo no segundo teste. Isso a menos que um novo caso apareça enquanto isso. Os 42 dias constituem o mesmo prazo aplicado no Senegal e na Nigéria a fim de garantir que a rede de transmissão tenha sido quebrada. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.