OMS enviará equipe de especialistas ao Mali para lutar contra ebola
Genebra, 24 out (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviará em breve ao Mali um delegação de especialistas para ajudar as autoridades locais a lutar contra a eventual expansão do vírus do ebola, após a confirmação na quinta-feira do primeiro caso no país.
As autoridades de saúde do Mali confirmaram que uma menina de dois anos que chegou ao país procedente da vizinha Guiné tinha desenvolvido a doença.
Segundo explicou em entrevista coletiva a porta-voz da OMS, Fadéla Chaib, quatro especialistas partirão rumo ao Mali nos próximos dias para ajudar na luta contra a doença.
Os quatro se unirão aos três que já estão no país e que estavam avaliando a “preparação” do Mali para um eventual surto de ebola.
As autoridades malinesas informaram que estão controlando 43 pessoas que tiveram contato com a menina nos últimos dias.
Várias dessas pessoas já foram identificadas e se procedeu a sua hospitalização e exame para descartar o risco de contágio.
O Mali já estava em uma “lista vermelha” estabelecida pela OMS de países com alto risco de ebola por sua ampla fronteira com a Guiné, e foi justamente deste país de onde chegou o contágio, já que a menina diagnosticada perdeu na semana passada seu pai, provavelmente doente do vírus.
A menina está internada no Hospital Fousseyni Daou da cidade de Kayes (500 quilômetros a oeste de Bamaco), à qual viajou após passar pela capital, por isso que o número de contatos que pôde estabelecer em sua viagem desde Conacri, a capital da Guiné, é alto. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.