Onda de calor no Paquistão já faz 224 vítimas

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 11h45

Islamabad, 22 jun (EFE).- Pelo menos 224 pessoas morreram desde o último sábado por conta da uma onda de calor que afetou, principalmente, à província de Sindh, no sul do Paquistão, onde as temperaturas atingiram os 45 graus, informou nesta segunda-feira à Agência Efe as autoridades de saúde do país.

A maioria das vítimas é de Karachi, a capital da província e centro econômico do país, onde os hospitais registraram um alto número de mortes por excesso de calor e desidratação, principalmente em idosos.

“Ontem tivemos 85 mortes e hoje outras 50”, disse a diretora do Centro Médico Jinnah (JPMC), Seemin Jamali.

No Hospital Civil de Karachi, o número de vítimas subiu hoje a 37, segundo o superintendente do centro médico, Saeed Qureshi. Por sua vez, o Hospital Abbasi Shaheed registrou 30 mortes ontem e 14 hoje, de acordo com o responsável pelo local, Imran Samdani.

O secretário de Saúde do governo regional de Sindh, Saeed Mangnejo, informou que nos demais pontos da província foram registradas oito mortes.

Em comunicado, a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão disse estar em alerta e pediu a intervenção urgente das autoridades para evitar mais vítimas. Os hospitais de Karachi estão trabalhando em sistema de emergência e as férias dos profissionais foram suspensas.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Meteorologia do Paquistão, Muhammed Hanif, está previsto que o calor continue durante os próximos dois dias e que as chuvas só cheguem ao fim desta terça-feira, o que fará diminuir as temperaturas.

As ondas de calor são frequentes na região nos meses de maio e junho, época que precede à chegada das chuvas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.