Onda de frio ártico provoca atrasos e alertas nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2015 18h08

Washington, 8 jan (EFE).- Uma onda de frio ártico, com sensações térmicas abaixo de 34 graus negativos, provocou atrasos no transporte, fechamento escolas e alertas na metade norte e meio-oeste dos Estados Unidos.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu nesta quinta-feira alertas de tempestade de neve nos estados de Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Illinois e no sul do Novo México.

Além disso, pediu precaução devido à queda da temperatura pelo efeito do vento nos estados às margens dos Grandes Lagos, assim como na região de Nova Inglaterra.

Os diferentes alertas por temperaturas e clima ártico foram espalhados por uma área dos Estados Unidos com população de aproximadamente 180 milhões de pessoas. Este já é o terceiro dia de baixas temperaturas e neve.

Os ventos podem abaixar ainda mais as temperaturas e colocar a vida de pessoas em risco, além de provocar problemas em veículos, fornecimento de energia elétrica e encanamentos.

A temperatura mais baixa foi registrada na quarta-feira em Grand Marais (Minnesota) onde os termômetros chegaram a -47 graus.

Vários estados do Golfo do México também alcançarão temperaturas baixas e incomuns para a região.

Em uma grande parte dos Estados Unidos há relatos de fechamentos ou atrasos na abertura de escolas, problemas no transporte público e privado e acidentes devido ao gelo.

Em Boston, o transporte público sofreu atrasos nesta quinta-feira pelas baixas temperaturas causadas pelo gelo na infraestrutura ferroviária.

Em Chicago, centenas de escolas fecharam pelo risco dos ventos frios para os alunos. A região metropolitana da cidade será afetada por novas nevascas combinadas com ventos frios, o que poderia fazer as temperaturas despencarem para -31 graus.

Na cidade de Nova York, onde se via hoje um dia ensolarado com temperaturas de -9 graus ao meio-dia e sensação térmica de -16 graus devido aos ventos, as autoridades alertaram na terça-feira sobre uma onda de frio que começou na quarta-feira e se estenderá pelo menos até o fim do dia.

Em Washington e nos arredores, o frio está afetando a abertura de escolas e o trânsito por placas de gelo na via.

Dan Stessel, porta-voz do metrô de Washington, disse nesta quinta-feira em uma entrevista a uma emissora local que o transporte público está sendo seriamente afetado pelos danos que o gelo está ocasionando na via, o que “está provocando estragos”.

As previsões meteorológicas indicam que, a partir de sexta-feira, uma nova onda de frio afetará o meio-oeste e o leste do país, mas as temperaturas não serão tão extremas como as registradas ontem e hoje. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.