Onda de frio causa sete mortes nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 19/11/2014 17h59

Washington, 19 nov (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram por causa de uma onda de frio e neve incomum para esta época do ano nos Estados Unidos, fenômeno que afeta a metade do território do país, segundo informou nesta quarta-feira o Serviço Meteorológico Nacional.

Cerca de 50% do território americano sofreu com nevadas nas últimas horas. O noroeste do estado de Nova York foi uma das regiões mais afetadas pelas tempestades de neve mais intensas.

Cinco pessoas morreram nesta terça-feira na cidade de Buffalo (Nova York), enquanto outras duas perderam a vida nos estados de New Hampshire e Michigan. Situada nas margens do lago Erie e com uma população de mais de 260 mil habitantes, Buffalo registrou a queda de mais de dois metros de neve.

“Não consigo lembrar e acho que ninguém se lembra desta quantidade de neve caindo em um período tão curto de tempo”, afirmou em entrevista coletiva Mark Poloncarz, delegado do Condado de Erie.

Milhares de moradores da região dos Grandes Lagos ficaram presas em suas casas ou em seus veículos devido à fria ventania e às fortes nevadas, que também obrigaram o fechamento de escolas e repartições públicas e causaram vários acidentes de trânsito.

A intensidade incomum dessas tempestades antes de dezembro não ocorreu apenas no nordeste dos EUA. Sudoeste e sul registraram temperaturas abaixo dos 6 graus negativos.

Os meteorologistas atribuíram a tempestade ao choque de uma onda de frio ártico sobre a região dos Grandes Lagos, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

A manhã desta quarta-feira foi a mais fria registrada em um mês de novembro nos EUA desde 1976, com uma média nacional de 7 graus abaixo de zero nos termômetros. EFE

afs/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.