Onda de violência deixa 125 homicídios em 3 dias em El Salvador

  • Por Agencia EFE
  • 20/08/2015 02h20

San Salvador, 19 ago (EFE).- Em plena escalada de violência, El Salvador alcançou o número histórico de 125 assassinatos entre domingo e terça-feira, informou nesta quarta-feira o governo.

O recorde de 43 mortes em um só dia foi registrado nesta terça-feira, mas na segunda-feira já haviam sido cometidos 42 homicídios e no domingo 40 em todo o país, perante o que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Benito Lara, reconheceu hoje que El Salvador vive uma “situação complexa e preocupante”.

“Embora tenha ocorrido uma alta nos homicídios no mês de agosto, os planos de segurança não podem ser modificados em consequência da quantidade de crimes que se comentam no país”, disse Lara em declarações públicas.

O ministro afirmou que “uma parte muito significativa das pessoas que morreram são criminosos (…) alguns deles em trocas de tiros que houve com a polícia e as forças armadas, mas também em disputas de gangues”.

Por outro lado, neste ano 42 policiais morreram em confrontos armados com criminosos, assim como 15 militares.

Segundo o porta-voz do governo, Eugenio Chicas, a espiral de violência se deve a “grupos criminosos que decidiram declarar a guerra ao Estado e à população”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.