Ônibus ficam apenas 1 km/h mais rápidos com faixas exclusiva em SP

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2014 08h16

Os ônibus ficaram apenas um quilômetro por hora mais rápidos na média do pico da manhã e da tarde depois da implementação das faixas exclusivas em São Paulo. Um estudo da SPTrans calculou a velocidade dos coletivos pela manhã em 17 quilômetros por hora em 2013 contra 16 km/h nos três anos anteriores.

Na mesma comparação para o período vespertino foram quinze quilômetros por hora de média entre 2009 e 2012 e 16 km/h no ano passado. Apesar do número pequeno, o professor especializado em transportes da FEI Creso de Franco Peixoto, acredita que a estimativa é promissora.

*Ouça os detalhes no áudio

Já para Luiz Célio Bottura, a prefeitura precisa estabelecer outros parâmetros para avaliar o serviço do transporte coletivo na cidade. O consultor em transportes afirmou que a administração municipal deveria voltar seus olhos para as questões relacionadas diretamente aos passageiros.

Nesta segunda-feira, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a SPTrans vão implantar mais uma faixa exclusiva para ônibus; desta vez no Itaim Bibi. A restrição atinge a rua Joaquim Floriano, entre as ruas Clodomiro Amazonas e Iguatemi, e a própria Iguatemi entre a Joaquim Floriano e a Jerônimo da Veiga

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.