ONS nega necessidade de redução de consumo de energia no país

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2014 21h17

São Paulo, 29 abr (EFE).- O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) descartou nesta terça-feira a necessidade de corte no consumo de energia em 2014 para evitar o agravamento da situação nos reservatórios das principais hidrelétricas do país e a necessidade de um racionamento em 2015.

“Os estudos técnicos realizados de acordo com os critérios vigentes, com base na atual situação dos reservatórios e nas condições hidrológicas previstas, não indicam a necessidade de adoção de cortes de energia”, afirmou o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em comunicado divulgado no site do órgão.

Por outro lado, Chipp declarou que o ONS poderá propor “medidas adicionais” para garantir o abastecimento de energia no país se as condições meteorológicas se agravarem entre maio e novembro.

A falta de precipitações que afetou o sul e o sudeste do Brasil no verão levou as represas das centrais hidrelétricas a níveis mínimos, especialmente na região sudeste e centro-oeste do país, onde se produz a maior parte da energia do país.

“Caso ocorra um agravamento das condições hidrológicas no período de maio a novembro, diferentemente do que é atualmente esperado, o ONS poderá propor medidas adicionais às autoridades setoriais, de forma que fique garantido o fornecimento de energia elétrica para a sociedade”, comentou Chipp. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.