ONU aplaude acordo de retirada de minas fechado entre Colômbia e Farc

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2015 00h31

Bogotá, 7 mar (EFE).- A ONU aplaudiu hoje o acordo alcançado entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc para limpar territórios nos quais há presença de minas ++antipersona++ e outros artefatos explosivos.

A organização destacou em comunicado que a decisão é “a primeira estipulada” pelas partes para diminuir a intensidade do conflito armado, algo que trará benefícios / lucro “quase imediatos” para a população.

“Terá um impacto quase imediato na melhora das condições de vida, de trabalho e de mobilidade de dezenas de milhares de colombianos que vivem nas zonas afetadas / desabrigadas pelas minas ++antipersona++ e outros explosivos remanescentes de guerra”, sublinham no texto.

Nações Unidas lembrou que a Colômbia “é um dos países mais ++minados++ do mundo”, e que, segundo números oficiais, desde 1990 estes artefatos se “cobraram mais de 2.200 mortos e mais de 8.800 feridos”.

Dessas vítimas, mais de 4.200 são civis “e os demais, militares”, algo que conta com o especial componente “trágico” que 1.118 são crianças / meninos mortos ou mutilados por estes artefatos; por isso, afirmaram que “cada mina que se neutralize é uma vida humana ++preservada++”.

O acordo alcançado em Havana prevê que, com a informação proporcionada por guerrilheiros das Farc, o Batalhão de ++Desminado++ do Exército Nacional da Colômbia (++BIDES++) limpe as zonas sob a coordenação de uma organização especializada nessas tarefas, a Ajuda Popular Noruega (APN).

Para a ONU, este pacto é “uma mostra / amostra” que o processo de paz chegou a um ponto que permite às partes concordar “mais passos concretos” para reduzir / render a intensidade do conflito armado.

Neste sentido, confiaram em que esta seja a primeira de mais iniciativas para diminuir progressivamente o confronto. EFE

++cdb++/++fg++

POL:POLÍTICA,CONFLITO POL:POLÍTICA

DCG:é:16002000:Distúrbios, conflitos e guerra:Conflito armado POL:é:11010001:Política:Partidos:ONGs

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.