ONU aprova investigação sobre a ofensiva de Israel contra Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2014 14h09

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta quarta-feira uma resolução que condena Israel por sua atual ofensiva militar sobre Gaza e cria uma comissão para investigar crimes e violações do direito internacional durante essa operação.

O único voto contrário foi dos Estados Unidos, que considerou que o conteúdo da resolução é “destrutivo” e que em nada contribui à cessação das hostilidades, enquanto, entre os 47 países-membros do Conselho, a resolução foi aprovada por 29 votos, com 17 abstenções.

Todos os países latino-americanos apoiaram o documento, que pede a Israel que detenha imediatamente sua operação militar e, em geral, todos os ataques contra os civis.

Além disso, reivindica a suspensão do bloqueio sobre Gaza para a entrada segura de ajuda humanitária e o comércio de bens.

Sobre a comissão investigadora, o documento destaca que terá personalidade independente e internacional, e que deve viajar de forma urgente aos territórios palestinos para realizar sua investigação.

Suas indagações deverão cobrir o período desde o dia 13 de junho, além de incluir a identificação dos responsáveis dos crimes e recomendar medidas para que sejam julgados por seus atos.

“Tudo isto com o propósito de evitar e pôr fim à impunidade, e garantir que os responsáveis prestem contas”, indica a resolução.

Todos os países europeus membros de Conselho – Alemanha, Itália, França e Reino Unido, entre eles – preferiram abster-se na votação, depois que mais cedo insistiram que tanto Israel como o movimento islamita palestino Hamas deviam fazer esforços para deter as hostilidades e aliviar o sofrimento da população.

O documento, que tem um extenso preâmbulo e 16 parágrafos resolutivos, não faz nenhuma menção aos lançamentos de foguetes de Gaza contra Israel.

Na única referência a isso, o Conselho condenou “a violência contra os civis, onde ocorra, incluindo o assassinato de dois civis israelenses como resultado do tiro de foguetes”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.