ONU auxilia 500 famílias refugiadas após invasão do Estado Islâmico

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2015 19h52
  • BlueSky

Beirute, 13 abr (EFE).- O comissário geral da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Pierre Krähenbühl, revelou nesta segunda-feira que aproximadamente 500 famílias refugiadas do campo de Al Yarmouk estão sendo atendidas pelo órgão, no distrito vizinho de Yalda, localizado ao sudoeste de Damasco.

De acordo com comunicado divulgado pelo representante da UNRWA, a ajuda humanitária só foi possível graças ao diálogo com o governo sírio e autoridades locais. Krähenbühl explicou ainda que foram entregues remédios, comida, água, colchões e cobertores.

“Nossa avaliação inicial indica que cerca de três mil pessoas – entre palestinos e sírios -, que escaparam temporariamente de Al Yarmouk, estão em Yalda e seus arredores”, detalhou o comissário geral.

Krähenbühl reiterou ainda o compromisso da agência da ONU para acelerar o processo de ajuda humanitária aos atingidos pelo conflito na região.

“Estamos muito alarmados pelo destino dos civis que seguem dentro de Al Yarmouk. Trabalharemos incessantemente para encontrar uma maneira de ajudar a todos eles”, garantiu o representante.

Desde o dia 1º de abril, o campo é alvo de ataques do Estado Islâmico, que luta contra facções rebeldes palestinas e sírias. Antes do início do conflito, cerca de 160 mil pessoas viviam na região, que hoje só tem cerca de 18 mil habitantes.

Krähenbühl iniciou no último sábado uma visita de três dias a Damasco, onde está mantendo reuniões com representantes do governo sírio e de organizações humanitárias. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.