ONU celebra libertação de americanos e agradece à Coreia do Norte por decisão

  • Por Agencia EFE
  • 08/11/2014 20h38

Nações Unidas, 8 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou neste sábado sua satisfação pela libertação de Kenneth Bae e Matthew Todd Miller, os dois últimos cidadãos americanos presos na Coreia do Norte, e agradeceu a Pyongyang pela decisão.

Em um breve comunicado de seu porta-voz, Ban mostrou alívio pelo retorno dos dois homens a suas famílias e elogiou “o trabalho dos parceiros internacionais para ajudar a garantir sua libertação”. O secretário-geral das Nações Unidas agradeceu à Coreia do Norte, que libertou o também americano Jeffrey Fowle no mês anterior.

Ban Ki-moon aproveitou para demonstrar confiança a respeito de uma melhora das relações internacionais, da paz e da segurança na península da Coreia.

As autoridades dos EUA anunciaram neste sábado que Bae e Miller estão a caminho de suas casas após receberem permissão para deixar a Coreia do Norte.

O governo americano, que facilitou o retorno de ambos os cidadãos ao país, elogiou na nota a decisão de Pyongyang ao libertá-los e agradeceu aos aliados internacionais, “especialmente ao governo da Suécia, pelos incansáveis esforços para ajudar a garantir a libertação”.

Condenado a trabalhos forçados na Coreia do Norte, Bae completou dois anos no país no dia 3 de novembro. Missionário protestante de 46 anos e origem sul-coreana, foi detido em 3 de novembro de 2012 enquanto fazia trabalhos de divulgação religiosa, embora tenha sido condenado pelo regime norte-coreano por “tentativa de derrubar o regime”.

Miller foi condenado em setembro a seis anos de trabalhos forçados pela Corte Suprema do país por considerar que cometeu “atos hostis” contra Coreia do Norte, onde foi retido há sete meses. O jovem, de 24 anos, viajou como turista para Pyongyang e foi detido em 26 de abril por “comportamento agressivo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.