ONU condena recentes atentados do Boko Haram na Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 18h27

Nova York, 17 jul (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou nesta sexta-feira os atentados terroristas realizados nos últimos dias pelo Boko Haram, que deixaram dezenas de mortos nas cidades de Gombe e Damaturu, no nordeste do país.

“Estes horrendos crimes aconteceram enquanto as vítimas, junto a nigerianos em toda a nação, faziam as rezas do Eid al-Fitr, um momento sagrado para as famílias e as comunidades. Os ataques constituem uma agressão contra as crenças de todas as pessoas”, disse Ban através de um comunicado de seu porta-voz.

O chefe das Nações Unidas enviou condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação a todos os feridos. Ele reiterou sua solidariedade com o povo nigeriano e o apoio da ONU na luta contra o terrorismo.

Ontem, pelo menos 10 pessoas morreram em duas grandes explosões simultâneas em um movimentado mercado de Gombe, enquanto hoje outras 50 faleceram quando dois suicidas atearam fogo ao próprio corpo no meio de uma multidão que celebrava o fim do Ramadã em Damaturu.

Apesar de nenhum grupo ter reivindicado os atentados, todas as suspeitas apontam aos terroristas Boko Haram, que durante as últimas semanas intensificaram os ataques no nordeste do país. Os jihadistas responderam assim ao desafio lançado pelo novo presidente do país, Muhammadu Buhari, que assumiu o cargo em maio e prometeu acabar com os insurgentes.

Nas últimas duas semanas, o grupo extremista assassinou mais de 500 pessoas na Nigéria, Chade, Camarões e Níger, em uma tentativa de retomar o conflito armado que mantém há anos contra o Estado nigeriano.

Desde fevereiro, uma força multinacional combate o Boko Haram no nordeste do país e nas regiões de fronteira com Chade, Camarões e Níger, uma ofensiva que durante meses conseguiu grandes avanços, mas que agora parece estagnada por conta da maior mobilidade dos milicianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.