ONU diz que ordem de detenção contra presidente do Sudão deve ser cumprida

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 07h27

Genebra, 15 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta segunda-feira que a ordem de detenção emitida pela Corte Internacional de Justiça (TPI) contra o presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al Bashir, deve ser acatada.

“A autoridade da Corte deve ser respeitada e sua decisão implementada”, declarou Ban em Genebra, onde participaria do início das negociações de paz para o Iêmen, que acabaram atrasando por problemas logísticos.

O responsável da ONU lembrou que a ordem de prisão contra Bashir se baseou em acusações de crimes de guerra e contra a humanidade, “o que preocupa muito seriamente”.

O líder sudanês se encontra na África do Sul, onde participou de uma cúpula da União Africana (UA).

O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, acusa Bashir de responsabilidade por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade na região de Darfur, no oeste do Sudão, desde 2003.

Nesse ano, explodiu nessa região um conflito étnico que causou a morte de centenas de milhares de pessoas e provocou uma das piores catástrofes humanitárias de tempos recentes.

Bashir, sobre quem pesam duas ordens internacionais de captura, participou da reunião de chefes de Estado da cúpula africana, mas um tribunal sul-africano ordenou a proibição de sua saída do país e opinará hoje irá detê-lo e colocá-lo à disposição do TPI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.