ONU diz que tempo para encontrar sobreviventes no Nepal está se esgotando

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 08h33

Katmandu, 28 abr (EFE).- A equipe das Nações Unidas para a Avaliação e Coordenação em Casos de Desastre (UNDAC) alertou nesta terça-feira que o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros após o terremoto no Nepal está acabando.

Arjun Katoch, integrante da UNDAC, disse à Agência Efe que é pouco provável que as pessoas possam suportar viver sob os escombros durante mais de 96 horas, período encerrado hoje, quatro dias depois do terremoto de 7,8 graus que arrasou o vale central do país, onde se encontra Katmandu.

O funcionário das Nações Unidas afirmou que a UNDAC está fazendo tudo o que está ao seu alcance para apoiar as tarefas do governo nepalês, e afirmou que levando em conta a passagem do tempo, existe a possibilidade de que em breve os trabalhos de resgate sejam finalizados.

“Mas isso é uma decisão do governo”, ressaltou. No entanto, Katoch argumentou que no momento as autoridades devem começar a dar prioridade às tarefas de reconstrução e reabilitação.

As ruas de Katmandu acumulam toneladas de escombros de edifícios desabados e edificações a ponto de colapsar, o que mantém milhares de pessoas em acampamentos improvisados.

Os trabalhos de resgate continuam hoje em diferentes pontos da capital e algumas pessoas ainda foram resgatadas com vida, como o proprietário de um hotel que foi tirado dos escombros de uma estação de ônibus. No entanto, a maioria das pessoas encontradas estão mortas.

De acordo com a última apuração oficial, mais de 4.300 pessoas morreram e mais de sete mil ficaram feridas no terremoto.

O terremoto do sábado foi o de maior magnitude registrado no Nepal em 80 anos, e o pior ocorrido na região em uma década.

Em 2005, um tremor causou uma grande tragédia na Caxemira, com um saldo de cerca de 84 mil mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.