ONU elege São Paulo como modelo de integração na gestão de prevenção de riscos a desastres naturais
A ONU elege o estado de São Paulo como modelo de integração na gestão e prevenção de riscos a desastres naturais. O certificado “Construindo Cidades Resilientes” foi entregue pela enviada da Organização das Nações Unidas, Margareta Wahlström.
Na esfera federal, o programa paulista inspirou a implantação da política nacional de proteção e defesa civil. O diretor do Núcleo de Apoio de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, tenente Marcelo Kamada, falou do trabalho pró-ativo.
*Ouça os detalhes no áudio
A cidade resiliente resiste, absorve e se recupera com prevenção, investimento e obras com o apoio das universidades e sociedade civil. Em entrevista à repórter Renata Perobelli, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou da experiência vitoriosa que salva vidas.
Pluviômetros de última geração vem sendo instalados em parceria com o governo federal para minimizar os efeitos das chuvas. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel José Rodrigues de Oliveira, detalhou a ferramenta tecnológica no mapeamento hídrico.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual funciona 24 horas no Palácio dos Bandeirantes. São Paulo é o Estado que mais possui municípios resilientes, das 301 participações do Brasil na campanha, 214 são paulistas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.