ONU felicita Brasil por divulgação do relatório da Comissão da Verdade

  • Por Agencia EFE
  • 10/12/2014 18h29

Nações Unidas, 10 dez (EFE).- A ONU felicitou o governo brasileiro nesta quarta-feira pela publicação do relatório final da Comissão da Verdade sobre as violações dos direitos humanos durante a última ditadura militar.

“Quero felicitar ao governo e ao povo do Brasil por seus esforços para promover a verdade e a reconciliação nacional através dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade”, disse em comunicado o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

O diplomata coreano lembrou que a ONU encoraja e apoia os esforços no mundo todo para que se conheçam os fatos em torno de violações flagrantes de direitos humanos e do direito internacional humanitário “e a promover a justiça e reparação”.

“As vítimas têm direito a conhecer a verdade porque lhes permite enfrentar a perda e a dor e lhes oferece dignidade e algum tipo de reparação por sua perda e sofrimento”, acrescentou o secretário-geral.

O relatório da Comissão da Verdade sustenta que a ditadura que imperou entre 1964 e 1985 deixou 434 mortos e desaparecidos e recolhe milhares de casos de perseguições e torturas e cita como responsáveis 377 agentes, dos quais 200 ainda estão vivos.

Os acusados, no entanto, não podem ser levados a tribunais devido à Lei de Anistia ditada em 1979 pelo próprio regime, que amparou repressores e guerrilheiros e cuja constitucionalidade foi ratificada há quatro anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O relatório de 4.500 páginas foi apresentado hoje em cerimônia conduzida pela presidente Dilma Rousseff, que em sua juventude passou quase três anos presa e sofreu na própria carne a tortura por seus vínculos com um grupo que pegou em armas contra o regime. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.