ONU lamenta que violência tenha voltado para cidade síria de Homs

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 11h25
  • BlueSky

Genebra, 17 abr (EFE).- O representante das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, lamentou “profundamente” nesta quinta-feira que a violência tenha voltado para a cidade síria de Homs após uma trégua que poderia gerar um acordo.

“Lamentamos profundamente que as negociações tenham parado brutalmente e a violência reine outra vez, quando um acordo parecia estar ao alcance das mãos”, disse Brahimi por meio de um comunicado.

“É alarmante que Homs, cuja população sofreu tanto nos últimos três anos, seja agora um teatro de morte e destruição”, acrescentou o representante da ONU.

As tropas governamentais sírias e suas milícias afins conseguiram na terça-feira novos avanços na cidade, onde tiveram duros enfrentamentos com grupos rebeldes.

Recentemente, ocorreram conversas entras as autoridades sírias, população civil e os grupos rebeldes situados na parte antiga de Homs, o que poderia ter originado um princípio de acordo.

“Falamos com todos aqueles que podiam ajudar a acabar com esta tragédia. Urgimos a todas as partes que voltem para a mesa de negociações e alcancem o acordo que estavam a ponto de assinar”, acrescentou Brahimi.

Está previsto que Brahimi se reúna hoje em Genebra (Suíça) com o secretário de Estado americano, John Kerry, para tratar da crise síria.

Kerry participou hoje na cidade suíça de uma reunião a quatro lados (Ucrânia, Rússia, União Europeia, Estados Unidos) para tentar frear a tensão no leste da Ucrânia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.