ONU louva acordo para formação de governo de união nacional no Afeganistão
Nações Unidas, 21 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou neste domingo sua satisfação pelo acordo assinado pelos candidatos à presidência do Afeganistão, Abdullah Abdullah e Ashraf Gani, que garantirá a formação de um governo de união nacional.
Ban, em comunicado, destacou que o acordo “abre caminho para um futuro estável e mais próspero para o país”, mas alertou que o novo Executivo enfrentará “sérios desafios”.
Por isso, pediu a todas as partes que formem “rapidamente” o governo de união nacional.
O diplomata coreano defendeu a auditoria “sem precedentes” realizada após as denúncias de fraude eleitoral e destacou que o processo cumpriu com os padrões internacionais e com a lei afegã.
Além disso, Ban reiterou o apoio da comunidade internacional ao Afeganistão e ressaltou que a ONU se compromete a trabalhar com o novo governo.
Gani e Abdullah assinaram o acordo, que pôs fim à crise eleitoral após três meses de disputas, em uma cerimônia realizada ao meio-dia (horário local) no palácio do presidente em fim de mandato, Hamid Karzai.
De acordo com o estipulado no pacto, Gani ocupará o cargo de presidente, enquanto o derrotado Abdullah será o chefe do Executivo, um posto criado para acabar com a paralisia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.