ONU pede diálogo entre EUA, UE e Rússia sobre Ucrânia na Cúpula do G20

  • Por Agencia EFE
  • 15/11/2014 04h59

Brisbane (Austrália), 15 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos Estados Unidos, à União Europeia (UE) e à Rússia que conversem durante a cúpula do G20 para prevenir uma nova escalada militar na crise da Ucrânia.

Ban garantiu na cidade australiana de Brisbane, onde acontece a cúpula, que a situação atual não é sustentável para a paz e a economia mundial. Além disso, lamentou ter a impressão de que o mundo está dividido como durante a Guerra Fria, e indicou que os acordos de Minsk são o caminho para se chegar a uma solução para a crise ucraniana.

Também disse que se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro, Dimitri Medvedev, esta semana em Mianmar, para explorar fórmulas que levem a Rússia a atuar em favor da paz e da estabilidade na região.

“Falei com líderes europeus e do resto do mundo e o que deveriam fazer é tratar este problema de forma harmônica e pacífica através do diálogo”, disse Ban em entrevista coletiva anterior à abertura da cúpula.

“A continuidade do conflito, das tensões e da violência nessa região da Ucrânia não ajudam em nada, não apenas em relação à paz e à segurança, mas também na economia”, acrescentou o diplomata sul-coreano.

O conflito na Ucrânia não está na agenda do G20, mas será uma das questões que a União Europeia tratará amanhã em reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Putin chegou ontem à noite a Brisbane para participar da cúpula, horas depois que o Exército ucraniano repeliu uma nova tentativa das milícias separatistas pró-Rússia de tomar o aeroporto de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes. EFE

jcp/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.