ONU pede investigação “imediata” sobre violência em presídio do Maranhão

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2014 14h25

Genebra, 8 jan (EFE).- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos exigiu nesta quarta-feira que o governo brasileiro abra uma investigação “imediata, imparcial e efetiva” sobre a violência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, diante da publicação ontem de um vídeo que mostra presos decapitados e com marcas de violência.

A ONU lamentou o péssimo estado das prisões no estado no Brasil e exigiu uma apuração sobre o ocorrido no presídio de São Luis.

“Instamos as autoridades a tomarem medidas imediatas para restaurar a ordem na Penitenciária de Pedrinhas e outros centros de detenção em todo o país, bem como para reduzir a superlotação e oferecer condições dignas para as pessoas privadas de liberdade”, afirmou um comunicado do órgão das Nações Unidas.

O Alto Comissariado demonstrou ainda preocupação com as conclusões do último relatório do Conselho Nacional de Justiça, que revela que 59 internos morreram em 2013 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

“Ficamos perturbados ao tomar conhecimento das conclusões do recente relatório do Conselho Nacional de Justiça, (…),assim como com as últimas imagens de violência explícita entre os presos”, afirmou a ONU.

O Alto Comissariado também pediu que as autoridades brasileiras coloquem em operação o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura sancionado no ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.