ONU prorroga missão de paz no Sudão do Sul por 6 meses

  • Por Agencia EFE
  • 25/11/2014 19h09

Nações Unidas, 25 nov (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU prorrogou nesta terça-feira por seis meses a missão de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) e solicitou ao governo do país que coopere com ela e permita a livre passagem de seus integrantes.

O novo mandato é válido até 30 de maio de 2015 e mantém o atual tamanho da missão, que pode contar com um máximo de 12,5 mil militares e 1.323 policiais.

A UNMISS continuará centrada em proteger a população civil, facilitar o fornecimento de ajuda e monitorar o respeito aos direitos humanos.

Em sua resolução de hoje, o Conselho de Segurança expressou seu “alerta pela deterioração da crise política, de segurança e humanitária” que se vive no Sudão do Sul e pediu ao governo e a todas as partes total cooperação com todas as funções da missão.

Neste mês, a ONU denunciou que as forças de segurança sul-sudanesas bloquearam a entrega de quatro caminhões com veículos blindados e equipamento para a missão dos “boinas azuis”.

Além disso, a ONU também criticou os impedimentos apresentados para que a UNMISS visitasse um lugar supostamente bombardeado pelo exército e o hospital onde os feridos do incidente estavam internados.

O Conselho de Segurança da ONU já havia advertido as partes do conflito no Sudão do Sul com a possibilidade de aplicação de sanções se não fossem dados passos em prol do fim da violência.

O conflito político iniciado em dezembro entre o presidente Salva Kiir, de etnia dinka, e o líder rebelde Riek Machar, dos nueres e deposto um ano antes, gerou violentos confrontos étnicos.

Segundo dados da ONU, cerca de 100 mil civis se refugiaram em instalações da UNMISS, e a crise pôs sete milhões de pessoas em risco de fome e doenças. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.