ONU retoma distribuição de alimentos no Níger após ataques jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2015 15h29

Roma, 25 fev (EFE).- O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU retomou a distribuição de alimentos entre os refugiados e os deslocados no Níger após os últimos ataques do grupo jiahdista Boko Haram.

A organização, com sede em Roma, explicou em comunicado que voltou a repartir alimentos aos deslocados na região de Diffa, perto na fronteira com a Nigéria, após ter suspendido essa atividade temporariamente por motivos de segurança.

Está previsto que o PMA distribua hoje comida a mais de três mil pessoas em várias aldeias, enquanto até o final deste mês o programa calcula que terá 37 mil novos deslocados para atender na zona.

“Assim que o governo do Níger declarar uma zona de acesso seguro, o PMA e seus membros entram nela, dando comida aos refugiados e deslocados pelo conflito. Armazenamos comida na região, o que nos permite responder rapidamente” a esse tipo de situações de emergência, disse o diretor desse organismo de a ONU no Níger, Benoit Thiry.

Mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas na Nigéria nas últimas semanas e se refugiar no Níger por conta dos ataques do Boko Haram, que estendeu suas ações a países vizinhos como o próprio Níger, Chade e Camarões.

Ontem, pelo menos 24 pessoas morreram em dois atentados do Boko Haram nas localidades nigerianas de Kano (norte) e Potiskum (nordeste).

O Programa Mundial de Alimentos, que até dezembro tinha proporcionado alimentos a mais de 60 mil refugiados e deslocados pela violência na região, expressou sua preocupação pelo estado de muitos menores e mulheres que carecem dos produtos nutricionais básicos.

Apesar da falta de fundos, o organismo espera atender 240 mil pessoas na Nigéria, Camarões e Chade em 2015, enquanto necessita de US$ 26 milhões para ajudar 130 mil afetados no Níger durante um ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.