ONU também pede às Farc que entreguem assassinos de policiais

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 20h23

Bogotá, 23 mar (EFE).- O Escritório do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos condenou neste domingo o assassinato de dois policiais por parte das Farc no sudoeste da Colômbia e pediu à guerrilha que entregue os responsáveis, seguindo o pedido do Governo.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) “deveriam entregar os milicianos responsáveis à Procuradoria Geral para que o órgão realize o processo de investigação, julgamento e sanção correspondente”, pediu a ONU em comunicado.

No sábado, as Farc reconheceram o assassinato do major Germán Méndez e do patrulheiro Edílmer Muñoz, sequestrados em 15 de março na zona rural de Tumaco, e justificaram as mortes pela “grande operação militar de perseguição” que sofreram seus sequestradores.

A ONU afirmou que o reconhecimento da autoria sobre a tortura e assassinato dos policiais “é um passo importante” das Farc, mas pediu a esta guerrilha que se comprometa com o “respeito total do Direito Internacional Humanitário (DIH)”.

Neste domingo, o ministro colombiano de Defesa, Juan Carlos Pinzón, já pediu à guerrilha que entregue os responsáveis e os rotulou de “assassinos” e “descarados”.

Méndez e Muñoz foram assassinados e seus corpos apareceram três dias depois do sequestro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.