Operação contra contrabandistas de madeira de lei na Índia deixa 20 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2015 18h11

Nova Délhi, 7 abr (EFE).- Pelo menos 20 supostos traficantes de madeiras preciosas morreram nesta terça-feira no sul da Índia durante uma operação do polícia, que alegou atuar em defesa própria enquanto ativistas pró direitos civis qualificaram o incidente de massacre.

A operação aconteceu em dois pontos diferentes das florestas de Seshachalam, no estado de Andhra Pradesh, quando os supostos contrabandistas atacaram a polícia, declarou um porta-voz policial, Kanta Rao.

Este inspetor geral adjunto da polícia disse que os agentes atuaram em defesa própria depois de serem atacados “com foices e outras armas afiadas” em Pacchinodu Banda e Etagunta, no leste da floresta, que deixaram vários agentes ficaram feridos.

Os mortos eram aparentemente membros de comunidades nativas procedentes do estado de Tamil Nadu que recolhiam madeira de sândalo, muito apreciada no mercado internacional por sua cor avermelhada para fabricar móveis e instrumentos musicais e para produzir afrodisíacos.

Um porta-voz da União Popular para as Liberdades Civis, S. Balamurugan, afirmou que o que aconteceu foi “um massacre, um assassinato planejado pela polícia, que deveria ser processada” pela morte de nativos sem terras que são utilizados por traficantes.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.