Operação contra insurgência nacionalista deixa 31 mortos no Paquistão
Islamabad, 6 jun (EFE).- Uma operação das forças de segurança do Paquistão contra grupos armados nacionalistas da região do Baluchistão deixou 30 milicianos e um soldado mortos, afirmou à Agência Efe uma fonte da polícia.
A operação foi realizada ontem durante várias horas por duas forças paramilitares de fronteiras, os Levies e o Frontier Corps (FC), no distrito de Dera Bugti.
De acordo com a versão da polícia, 30 membros da insurgência morreram e três foram presos: “um deles encarregado do treinamento dos terroristas”, afirmou a fonte.
Segundo a polícia, um membro da FC morreu e quatro ficaram feridos. A maioria das mortos nas fileiras insurgentes pertenciam ao Exército Republicano de Baluchistão, um dos principais grupos armados que defendem a independência ou uma maior autonomia para a região.
Um porta-voz da organização, citado pelo jornal local “Dawn”, deu uma versão diferente do combate e afirmou que a operação terminou com 22 soldados e oito insurgentes mortos.
O choque ocorreu em uma área montanhosa situada entre as localidades de Dera Bugti e Sui, localizadas perto da província de Sindh.
Segundo o diário “Express Tribune”, a operação foi realizada após uma recente onda de ataques de insurgentes baluchis contra trens de e forças governamentais em Sindh.
Na fronteira com o Afeganistão e o Irã, o Baluchistão é a região mais extensa e menos povoada do Paquistão e cenário de ataques frequentes de grupos separatistas, milícias islamitas e redes mafiosas que operam em todo o país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.