Operação contra o crime na Venezuela termina com 2 mortos e 100 detidos

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2015 05h17

Caracas, 11 ago (EFE).- Dois mortos e mais de 100 detidos foi o saldo de uma nova investida contra o crime realizada nesta terça-feira em cinco municípios venezuelanos no marco da chamada Operação de Libertação do Povo, informou o ministro do Interior, Gustavo González.

A operação aconteceu em municípios dos estados de Anzoátegui, Miranda, Lara, Yaracuy e Barinas e dela participaram cerca de 5.000 policiais.

Segundo o ministro do Interior, as duas pessoas mortas eram “delinquentes de um perigoso bando” da cidade de Cantaura, em Anzoátegui.

No marco deste plano, lançado semanas atrás pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, morreram mais de uma dúzia de supostos delinquentes e foram apreendidas armas, drogas e veículos roubados.

A organização não governamental Provea critica essa operação por considerar que o sistema empregado “sugere o uso excessivo da força”.

A insegurança é um dos principais problemas na Venezuela e, segundo cálculos da procuradora-geral Luisa Ortega, a taxa de homicídios no país em 2014 foi de 62 assassinatos por 100.000 habitantes, número que sobe para 82 de acordo com a ONG Observatório Venezuelano de Violência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.