Operação da PF desarticula rede internacional de tráfico de drogas

  • Por Agencia EFE
  • 04/11/2014 15h20
  • BlueSky

Rio de Janeiro, 4 nov (EFE).- A Polícia Federal (PF) brasileira, em colaboração com as forças de segurança de Honduras, Colômbia e Estados Unidos, desarticulou nesta terça-feira uma rede internacional de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro que operava no Brasil, Venezuela e Honduras.

A organização criminosa era sediada em Sinop (MT), onde foi cumprida a maioria dos 48 mandados judiciais, sendo 7 prisões temporárias, 17 conduções coercitivas e 24 buscas e apreensões. A operação policial também se estendeu aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.

A PF, que começou a investigar a organização em 2011, calcula que cerca de uma tonelada de cocaína era transferida por mês entre a região venezuelana de Apure, que faz fronteira com a Colômbia e é dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e Honduras com o objetivo de abastecer os cartéis mexicanos.

A rede criminosa adquiria aeronaves no Brasil e modificava o prefixo identificador; as adaptava para o transporte de cargas e as utilizava para transportar drogas entre Venezuela e Honduras, onde abandonava as mercadorias. Os integrantes da organização retornavam ao Brasil em voos comerciais.

A operação da Polícia Federal contou com a colaboração da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana, da Força Aérea Brasileira e da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), responsável pela captura das aeronaves em território hondurenho.

Os detidos foram acusado de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.