Oposição política síria insiste que Assad deve sair do poder
Beirute, 16 mar (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança política opositora, insistiu nesta segunda-feira na necessidade do presidente sírio, Bashar al Assad, ser derrubado para que possa haver uma transição em direção à democracia no país.
O principal objetivo da CNFROS é a queda de Assad e dos responsáveis de crimes contra o povo sírio para garantir “uma transição a um sistema democrático e pluralista civil, que assegure as liberdades de todos os cidadãos e seus direitos”, indica em comunicado.
Na nota, a CNFROS reitera sua postura com relação a tudo o que está relacionado com uma solução política por “alguns eventos que necessitam de um esclarecimento”.
A aliança se referia às palavras de ontem do secretário de Estado americano, John Kerry, que, em entrevista ao canal americano “CBS” desde o Egito, reconheceu que Washington no final terá que negociar com regime de Assad.
O próprio presidente sírio reagiu hoje e respondeu que espera “fatos” e que depois decidirá.
“Ainda estamos escutando as declarações, devemos esperar as ações e depois decidiremos”, manifestou Assad à televisão iraniana, em comentários que também foram recolhidos pelo canal oficial sírio.
Ontem, o conflito na Síria completou quatro anos, deixando, segundo a ONU, cerca de 220 mil mortos e mais de 4 milhões de refugiados.
Durante este tempo, Washington foi um dos principais opositores políticos da Síria e defendeu a saíde de Assad do poder. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.