Oposição síria põe condições para participação do Irã em Genebra 2

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 13h26

Beirute, 20 jan (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que retire seu convite ao Irã para a convenção de Genebra 2 se o país não cumprir com uma série de requisitos.

Rima Flihan, membro do agrupamento opositor, disse à Agência Efe em declarações por telefone, que a organização decidiu suspender por enquanto sua participação na reunião, cujo começo está previsto para a próxima quarta-feira na cidade suíça de Montreux, pelo convite da ONU ao regime de Teerã.

Em comunicado, a CNFROS precisou que fixou um ultimato até as 19h (17h, em Brasília) de hoje para receber “o compromisso claro e público” por parte do Irã de que cumprirá três condições.

Entre os requisitos exigidos, figura “a retirada de todas as tropas e milícias (iranianas) da Síria”, diz a nota.

Além disso, a CNFROS exige que o Irã se comprometa com todos os pontos do comunicado da primeira conferência sobre a Síria realizada em Genebra em 2012, que advogava pela formação de um Governo interino no território sírio.

Por fim, o grupo pede ao Irã que tenha “um compromisso positivo” com a chamada convenção de Genebra 2.

A CNFROS advertiu que se não forem cumpridos todos esses pontos, solicitará que Ban retire o convite ao Irã, já que caso contrário a aliança opositora não participará da reunião convocada na cidade suíça. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.