Oposição síria pretende pedir libertação de 7 mil prisioneiros do regime

  • Por Agencia EFE
  • 26/01/2014 13h28

Genebra, 26 jan (EFE).- A oposição síria anunciou neste domingo que está preparando uma lista com os nomes de sete mil prisioneiros do regime para pedir sua libertação, que se somariam às apresentadas hoje com os nomes de mais de mil mulheres e 1.300 menores.

“Temos outra lista com sete mil pessoas. Estamos verificando para apresentá-la. Vamos apresentar uma lista após a outra”, afirmou à imprensa Obeida Nahas, um dos membros da equipe técnica da delegação da oposição que participa do processo de paz para a Síria.

Na reunião desta manhã a delegação opositora entregou listas com os nomes de mil mulheres e 1.300 menores, todos civis, segundo dizem, retidos nas prisões do regime como presos políticos.

“Falamos de dezenas de milhares de detidos e pedimos que a questão dos prisioneiros em geral seja tratada de maneira separada à das mulheres e crianças detidas, aos quais queremos ver fora o mais breve possível”, explicou.

Nos primeiros dias de negociações, as partes estão abordando temas humanitários e hoje, terceiro dia deste processo – o segundo no qual as delegações se sentam frente a frente -, a agenda vem marcada pelo assunto dos presos políticos.

A expectativa é que amanhã as delegações – que só se comunicam através do mediador, Lakhdar Brahimi – entrem nas negociações políticas.

“Isto não é uma conferência sobre assuntos humanitários. É só para comprovar a boa vontade de ambas partes”, ressaltou Nahas.

O delegado opositor acrescentou, sem oferecer detalhes, que também pediu a liberdade para “algumas personalidades” opositoras. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.