Oposição vence eleições legislativas na Indonésia

  • Por Agencia EFE
  • 10/05/2014 06h13
  • BlueSky

Bangcoc, 10 mai (EFE).- O Partido Democrático da Indonésia para a Luta (PDI-L), de oposição, foi o vencer das eleições legislativas realizadas no dia 9 de abril, anunciou formalmente na noite de sexta-feira a Comissão Geral de Eleições da Indonésia, poucos minutos antes da hora limite, a meia-noite.

A legenda que é comandada pelo ex-presidente Megawati Sukarnoputri obteve 18,95% dos votos válidos, seguida pelo Golkar (Partido dos Grupos Funcionais) com 14,75%, o grupo com o qual Suharto governou a Indonésia durante 32 anos, informou neste sábado o jornal local “Jakarta Globe”.

O resultado obriga Megawati a estabelecer uma aliança nas próximas semanas para poder apresentar o governador de Jacarta, Yoko Widodo, como candidato nas eleições presidenciais que acontecem no dia 9 de julho.

Apenas partidos com pelo menos 25% dos votos ou 20% das 560 cadeiras da Assembleia Nacional (Dewan Perwakilan Rakyat, a câmara dos deputados) poderão concorrer nas eleições presidenciais.

Em terceiro lugar, com 11,81%, ficou o Gerindra (Partido do Grande Movimento Indonésio), criado pelo ex-militar, político e empresário Prabowo Subianto em sua corrida para ocupar a Presidência da Indonésia.

O Partido Democrata, do atual presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, terminou em quarto lugar, conforme o previsto, com 10,9%.

As outras oito legendas que concorreram nas eleições não conseguiram espaço na Assembleia Nacional.

Estas foram as quartas eleições realizadas na Indonésia desde que Suharto renunciou, em 1998, no meio de uma crise econômica e crescentes protestos sociais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.