Oposição venezuelana convoca outra passeata para o sábado

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2014 20h03
  • BlueSky

Caracas, 19 fev (EFE).- A oposição venezuelana convocou nesta quarta-feira uma nova passeata para este sábado em reivindicação do desarmamento de grupos que, segundo dizem, respaldam o governo e estão por trás dos incidentes violentos que na última semana deixaram pelo menos seis mortos no país.

“Não podem conviver grupos armados irregulares com a paz da sociedade. Ao governo cabe a responsabilidade de desarmar esse grupo”, declarou o líder da Mesa da Unidade Democrática (MUD), Ramón Guillermo Aveledo, em entrevista coletiva, de acordo com um comunicado de imprensa do grupo.

Aveledo disse que a manifestação terá caráter pacífico e que não há “nenhuma desculpa” para impedir sua realização, em referência à exigência do governo de tramitar uma permissão para poder marchar.

O dirigente opositor também reiterou sua exigência para que a Justiça dê um tratamento justo aos estudantes detidos durante as manifestações.

“Nada justifica uma repressão desta escala, nada justifica a tortura, os abusos e os atropelos que são uma vergonha em um país que tem uma Constituição Nacional que deve ser respeitada”, afirmou.

O clima de tensão na Venezuela aumentou ontem com a entrega às autoridades do dirigente opositor Leopoldo López, acusado pelo governo de promover atos de violência para forçar a saída do presidente, Nicolás Maduro.

As passeatas começaram na quarta-feira passada e terminaram em distúrbios, nos quais morreram três pessoas em Caracas, número que subiu para seis após a morte hoje de duas pessoas mais, que se somam à de outro jovem atropelado na segunda-feira. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.