Opositor russo assassinado é enterrado em Moscou
Moscou, 3 mar (EFE).- O líder opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira no centro de Moscou, a poucos metros do Kremlin, foi enterrado nesta terça-feira após um grande ato de despedida que contou com dezenas de milhares de pessoas.
“Meu pai está no paraíso”, disse Anton, filho do opositor, no final do velório realizado no Museu Sakharov da capital russa.
Entre gritos e aplausos dos reunidos, o caixão foi levado por um cortejo até o cemitério de Troekurovskoye, onde foi enterrado em cerimônia íntima que só contou a com a presença de parentes e outras personalidades, russas e estrangeiras.
Durante quatro horas, moscovitas de todas as idades fizeram fila para dizer o último adeus ao carismático político liberal.
O caixão, junto ao qual havia uma montanha de flores, foi cuidado o tempo todo pelos parentes do opositor, colegas da oposição extraparlamentar e políticos vindos de diversos países da região.
Estiveram presentes no velório o ex-primeiro-ministro e dirigente opositor Mikhail Kasianov, Naina Yeltsina, viúva do primeiro presidente russo, padrinho político do assassinado opositor, e Nadezhda Tolokonnikova, líder de Pussy Riot.
Em representação do governo russo, no velório estiveram presentes os vice-primeiros-ministros Sergei Prikhodko e Arkadi Dvorkovich.
Entre as personalidades estrangeiras que viajaram para Moscou estiveram o ex-primeiro-ministro do Reino Unido John Major, que chegou em representação do governo de seu país, e o ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Linas Linkevicius.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.