Opositores marcham na Venezuela para lembrar 1º aniversário de protestos
Caracas, 12 fev (EFE).- Centenas de opositores marcharam nesta quinta-feira em Caracas em lembrança dos mortos há um ano, ao término de uma manifestação da oposição, o que deu início a um onda de protestos antigovernamentais, alguns violentos, que deixaram um saldo oficial de 43 mortos.
Após concentrar-se em uma praça no sudoeste da capital, a manifestação se mobilizou em direção à próxima igreja de San Pedro, templo ao qual não puderam chegar devido a um cordão de segurança formado pela Guarda e Polícia Nacional Bolivariana que protegia o local.
O prefeito de Libertador, munícipio de Caracas que recebeu a manifestação, o governista Jorge Rodríguez, informou há poucos dias que esta passeata não estava autorizada por seu escritório ao descumprir os tempos de solicitação estipulados.
Perante a impossibilidade de chegar à igreja, os participantes do protesto realizaram uma missa na rua, em frente ao cordão de segurança.
A jornada de um ano atrás, emoldurada na celebração do Dia da Juventude, representou o início de uma onda de protestos no país que se estenderam por quatro meses e que deixaram um saldo oficial de 43 mortos entre membros da força da segurança e civis.
O governo e a oposição se acusam mutuamente da responsabilidade pelas vítimas causadas naqueles meses. EFE
aa/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.