Oregon investe na primeira governadora bissexual da história dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2015 19h29
  • BlueSky

Marc Arcas.

Seattle (EUA), 18 fev (EFE).- Kate Brown se tornou nesta quarta-feira a primeira governadora declaradamente bissexual da história dos Estados Unidos, ao jurar o cargo no estado do Oregon, no noroeste do país, após a renúncia de seu antecessor por suposto tráfico de influência na semana passada.

Em seu discurso de posse, ela qualificou de “complicados” os últimos meses, quando foram revelados sucessivos casos que levaram John Kitzhaber, o antigo governador, a renunciar.

“É hora de retornar o trabalho. É hora de botar Oregon para frente”, disse a nova governadora.

Kate Brown, de 54 anos e membro do Partido Democrata, era até agora secretária de estado do Oregon e está vinculada à vida política do estado desde 1991, quando foi escolhida, primeiro, legisladora estadual da Câmara dos Representantes, e depois foi ao Senado. Foi justamente nesta ocasião em que ela fez história ao se transformar na primeira mulher a assumir o cargo de líder da maioria da Câmara Alta, em 2004.

O diretor-executivo do comitê de ação política da Fundação LGBT Victory Fund, Denis Dison, disse em comunicado que a comunidade se sente “extremamente orgulhosa” por Kate Brown ser a primeira cidadã americana abertamente bissexual que chega a posição de governadora.

Em um texto publicado em um site especializado do movimento LGBT, ela reconheceu sua bissexualidade e compartilhou publicamente sua experiência.

“Acho que tinha 13 anos quando me dei conta de quem sou. Mas foi só quando o jornal “The Oregonian” publicou que eu era bissexual que tive que enfrentar o inevitável e contar aos que me rodeiam”, explicou Kate.

Kate também destacou que por causa da publicação sobre sua bissexualidade, um legislador republicano de 70 anos “e extremamente conservador” se dirigiu a ela quando era congressista na Câmara Baixa para perguntar se isso significava “que ele ainda tinha alguma chance”.

Em toda a história dos Estados Unidos, há apenas um caso de governante que declarou abertamente não ser heterossexual: o do ex-governador de Nova Jersey Jim McGreevey, que também chegou ao cargo após a renúncia de seu antecessor. Ele se viu forçado a anunciar em público ser homossexual ao ser divulgado que uma função de seu gabinete tinha sido dada a um homem com quem tinha um relacionamento. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.